quarta-feira, outubro 04, 2006

Manutenção Mecânica


Vertentes da Manutenção


Actualmente , as vertentes da manutenção mais utilizadas são:

a) Manutenção Correctiva/ Curativa;
b) Manutenção Preventiva (Gamas);
c) Manutenção Preditiva ou Condicionada (Gamas);
d) Manutenção de Melhoria ou Projecto.


a) Manutenção Correctiva/ Curativa
A manutenção correctiva/ curativa compreende as acções destinadas a corrigir defeitos ou avarias que surjam nos equipamentos.
Este tipo de manutenção divide-se em dois tipos:

· Manutenção Paliativa, a reparação das máquinas é realizada após avaria, em que a principal preocupação é recuperar (reparar) as máquinas o mais rápido possível para produzir (reparação efectuada no tempo destinado à produção).

· Manutenção Curativa, a reparação das máquinas é realizada após avaria, em que a principal preocupação é a qualidade da mesma. Durante os períodos de manutenção.



b) Manutenção Preventiva (Gamas)

A Manutenção Preventiva inclui as acções de inspecção destinadas a detectar/ corrigir eventuais anomalias que conduzam a paragens não programadas das instalações/equipamentos, bem como acções de controlo e calibração de equipamentos de medida. Estas acções estão descritas em documentos aos quais se atribuiu o nome de “Gamas” e que apresentam normalmente uma periodicidade de emissão semanal, mensal, semestral ou anual. Todas as gamas são acompanhadas por uma Ordem de Trabalhos.

c) Manutenção Preditiva ou Condicionada (Gamas)

É efectuada para conhecer o estado do equipamento e saber a necessidade de intervenção no mesmo. A manutenção preditiva engloba as acções de recolha de dados e análise das condições de funcionamento (medição e análise de vibrações, temperatura, análise de óleos, etc.) de equipamentos (exemplo: motores, redutores, ventiladores, transformadores).

d) Manutenção de Melhoria ou Projecto

Alteração de equipamentos ou órgãos de equipamentos, com vista à melhoria da sua fiabilidade, manutibilidade e disponibilidade, aumentando assim a sua vida útil.

Sem comentários: