quinta-feira, outubro 05, 2006

Lubrificação Hidrodinâmica

Definição

Condição de lubrificação plena. A película ou cunha de óleo separa completamente as superfícies em movimento relativo.
A lubrificação hidrodinâmica dá-se após o arranque e durante a continuidade do movimento. Ela terá de garantir que não ocorra contacto metal-metal. O afastamento das superfícies é conseguido pelo chamado “efeito de cunha” em que o lubrificante, pressionando a interface, provoca a separação pretendida.
Nos mecanismos hidrodinâmicos, a pressão que suporta a carga exercida pelas superfícies é gerada pelo movimento relativo dessas mesmas superfícies.







Aplicações da lubrificação hidrodinâmica

A lubrificação hidrodinâmica poderá ser utilizada em diversas aplicações, tais como:
• Motores de automóvel, como por exemplo, nos apoios da cambota;
• Rodas de carruagens e locomotivas;
• Motores de aeronáutica;
• Bombas submersíveis, estas têm de estar muito bem isoladas devido à humidade;
• Guias de deslizamento;

• Caixas de velocidades e redutores;
• Chumaceiras.



Características da lubrificação Hidrodinâmica




A lubrificação hidrodinâmica é principalmente caracterizada por contactos conformes, tendo filmes espessos de lubrificante (5-500μm). Esta película lubrificante apresenta resistência suficiente para suportar a carga sem necessidade de bombagem ou pressurização externa, como é o caso da lubrificação hidrostática.


Este tipo de lubrificação tem uma elevada capacidade de carga em apoios que operem a elevadas velocidades, com fluídos de alta viscosidade, apresentando um coeficiente de atrito inferior a 0.001.
A capacidade de transmissão de cargas elevadas advém do facto de um filme viscoso não poder ser escoado instantaneamente numa interface constituída por duas superfícies conformes. O afastamento das superfícies dá-se porque o filme é ‘sugado’ por cada uma delas, sendo reposta a espessura original. O filme pode atingir espessura superior ao maior desnível encontrado na superfície, sendo assim, evitando o contacto sólido-sólido nos apoios.

Sem comentários: